Férias escolares & acidentes domésticos


Na época das férias escolares, a tendência é que as crianças fiquem mais tempo em casa e, com isso o risco de acidentes domésticos aumenta, portanto, segue abaixo alguns alertas.


Nossos pequenos estão constantemente expostos ao risco de acidentes. Eles não têm a capacidade para avaliar o perigo, pois qualquer objeto que encontram em casa pode se transformar num brinquedo bem interessante. Tão interessante que chega a nos dar frio na barriga!

Botões, rolhas de garrafas, tampas, moedas, pilhas, pregos, parafusos e até brinquedos com peças pequenas são uma atração irresistível para os pimpolhos, que gostam de levar tudo à boca.

ATENÇÃO: Uma em cada dez crianças já sofreu algum tipo de acidente em casa, na escola ou em ambientes de lazer. Uma estatística impressionante, não?

As quedas são a principal causa de acidentes domésticos com crianças, seguidas de ferimentos por cortes, depois as queimaduras e, no final da lista, as intoxicações e afogamentos. Nenhuma dessas é mais ou menos séria que a outra, a gravidade depende de vários fatores, assim logo voltamos a falar de prevenção, pois sempre será nossa aliada!

Casas com crianças devem ser preparadas para evitar acidentes e lembre-se nunca deixe seu pequeno sozinho!

Cuidados na cozinha:

Nunca deixe crianças sozinhas na cozinha;

- Torradeiras, bules, garrafas térmicas e outros equipamentos devem ser mantidos fora do alcance das crianças, principalmente se estiverem cheios com líquido quente;
Não cozinhe com a criança no colo, é um perigo!

- Muito cuidado com fósforos e isqueiros, você deve guardá-los em locais altos e trancados.


- Use as bocas de trás do fogão e mantenha sempre os cabos de panelas, virados para trás.


- Mantenha o lixo sempre fechado e de preferência fora da vista da criança.

- Use travas nos armários.


Cuidados com objetos pontiagudos ou cortantes:

- Facas, tesouras, chaves-de-fendas e outros objetos perfuradores devem ser armazenados em armários altos e fechados.

Cuidados no banheiro:

- Os aparelhos elétricos (secadores, chapinhas e barbeadores elétricos) não devem ser mantidos nas tomadas após o uso, mesmo que desligados e devem ser mantidos em armários trancados, longe do alcance das crianças.

- As tampas dos vasos sanitários devem ser mantidas fechadas e travadas.

- Todos os medicamentos devem ser guardados fora do alcance das crianças, em lugares altos e, de preferência, em caixas bem fechadas;
Não tome nem dê medicamentos sem orientação médica;
Não tome remédio na frente dos baixinhos, pois os pequenos tendem a imitá-la(o);
Cuidado com remédios de uso infantil e de adulto com embalagens muito parecidas. Erros de identificação podem causar intoxicações graves e, às vezes, fatais.
Medicamentos com prazo de validade vencida devem ser descartados, jogue fora os medicamentos usados que já estejam abertos ( exemplo: resto de antibiótico líquido).


 Cuidados nas salas:

- Coloque protetores nas tomadas. (Colocar em todas as tomadas da casa.)


- Bebidas alcoólicas exigem os mesmos cuidados do que os medicamentos, ou seja, têm de ser guardadas em armário alto e trancado.
- Preste atenção na instalação da TV. Ela deve ser bem segura;


- Prefira móveis de cantos arredondados, ou coloque protetores nos cantos vivos.




- Evite ter portas de vidro na casa, se tiver, sinalize-as na altura dos olhos dos pequenos.
- As cortinas não devem ter puxadores, pois há risco de enforcamento.
- Jamais deixe gavetas abertas.



 Cuidados nas escadas, janelas e corredores:

- As escadas devem ter um corrimão de apoio e o piso não deve ser liso (escorregadio);
Se há crianças pequenas, principalmente se estão na fase de engatinhar ou começar a andar, coloque proteções e barreiras (portões) em todos os acessos da casa às escadas;
Não se esqueça de fechar as proteções e barreiras dos acessos às escadas depois de passar. Um portão mal fechado é como se não existisse.


- Coloque grades ou redes de proteção em todas as janelas e varandas. São as únicas formas de evitar acidentes graves em apartamentos. Uma porta ou uma janela aberta representa um grande perigo. Há muitas quedas de crianças em consequência de janelas e portas abertas. Todo cuidado é pouco!


- Evite colocar móveis perto de janelas;


 - Os corredores devem ser iluminados, de dia e à noite, com piso antiderrapante, sem tapetes e outros objetos que atrapalhem a circulação.

Cuidados com piscinas, lagos, banheiras e até mesmo baldes!

Nunca deixe a criança sozinha perto de uma piscina, mesmo que esta seja própria para ela;
Nunca deixe uma criança sozinha na piscina, seja em que circunstância for. Muitos afogamentos de crianças até aos 4 anos ocorrem porque os adultos se ausentam por “um minuto”, para atender ao telefone, buscar o lanche, etc.
Esteja atento às brincadeiras das crianças na água. Se há piscina em casa, coloque uma vedação ou tela de proteção à volta, de forma a impedir que a criança tenha acesso à água. Quem for tomar conta da criança obrigatoriamente deve saber nadar!



- O tanque de roupas deve ter fixação adequada. Além disso, evite deixá-lo cheio de água.

Cuidados com eletricidade e tomadas:

Se possível, todas as tomadas devem ter ligação terra;
Instale protetores adequados em todas as tomadas da casa, para evitar choques eléctricos, mesmo desta forma a criança terá a curiosidade e tentará removê-los. Fique de olho!
Esteja sempre alerta, pois uma tomada tem uma atração especial para as crianças que estão na fase de engatinhar ou até um pouco mais crescidas, parecendo os locais ideais para tentarem enfiar os dedos e os mais variados objetos.

Área de serviço:

Cuidados com a tábua e o ferro de engomar:

Nunca deixe o ferro ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças. Além da alta temperatura, é perigoso pelo seu peso e pela ligação à eletricidade;
Evite o uso de tábuas de passar roupa que possam ser puxadas para baixo. O acidente é geralmente muito grave!

Cuidados com produtos de limpeza e outros produtos tóxicos:

Seja na cozinha, dispensa ou em qualquer outra divisão da casa ou no jardim, guarde esses produtos em locais inacessíveis a crianças;
Há fechos e protetores (inclusive cadeados) que impedem a abertura de armários e gavetas da cozinha ou de outros locais;
Produtos tóxicos, muitas vezes até inflamáveis, e a sua ingestão ou inalação pode ter consequências graves ou até fatais;
Nunca coloque detergentes, inseticidas ou pesticidas em garrafas de água de plástico já usadas, porque as crianças podem ingerir o produto pensando ser água, resultando num acidente com grande gravidade. Muito perigoso!


Confira mais algumas dicas de segurança:

1- Leia atentamente os rótulos das embalagens antes de usar qualquer produto;

2- Ensine as crianças a não aceitarem bebidas, comida, doces que lhes sejam oferecidos por adultos que não conhecem;

3- Não deixe que crianças com idade inferior a 10 anos andem sozinhas de elevador;

4- Sacos plásticos, fios de telefone soltos, almofadas e travesseiros altos e fofos podem asfixiar ou estrangular;

5- Não permita que a criança mastigue goma de mascar ou comam debruçados, pois isso favorece os engasgos;

6- Não ponha cordões à volta do pescoço da criança para segurar as chupetas e nem correntinhas, quando são pequenas: pode levar ao enforcamento!

7- Não beba líquidos quentes com o seu filho no colo. Mantenha os líquidos quentes (café, chá, etc.) fora do alcance dele, pois um movimento brusco por parte da criança pode queimá-la!

E lembre-se: Tenha sempre à mão telefones de emergência!

Fonte e imagens: Xô Bagunça