Aproveite melhor os vegetais da Estação

Comprar alimentos da época tem ótimas vantagens: eles são mais baratos, por conta da safra alta, e encontram-se alinhados ao ciclo da natureza, mais maduros e com boa qualidade.

Como novembro já começou, listamos algumas opções de produtos desta temporada para você preparar receitas mais saborosas e sem gastar muito. Aproveite e prepare a listinha de supermercado do mês!

Frutas


Abacaxi: rico em vitamina C, magnésio e bromelina, ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Como escolher: observe a aparência da casca, quanto mais amarela e aberta ela estiver, mais doce e maduro o abacaxi estará.


Coco verde: sódio, potássio, fósforo e cloro são basicamente a composição do coco, ideais para transportar os nutrientes no nosso organismo.
Como escolher: o coco verde possui mais água do que polpa, por isso vale o truque de chacoalhá-lo para ver se está cheio.


Melancia: composta por 90% de água, a melancia é ótima para o sistema nervoso, para o metabolismo de gorduras e açúcares e é um diurético natural.
Como escolher: para saber se a melancia está madura, bata com os dedos na casca. Se sair um som “abafado”, ou surdo, ela está madura. Um som mais metálico indica que ainda está verde.
Você pode utilizar essas frutas em receitas diversas, como a Torta Invertida de Abacaxi, o Frango Especial ao Coco e a sobremesa gelada Terrine de Iogurte com Calda de Melancia

Hortaliças


Beterraba: fonte de vitaminas A, K, B1, B2, B6, B9 (folato), C e E, entre outras. A beterraba possui um ótimo potencial antioxidante.
Como escolher: a casca deve ser uniforme, sem manchas ou rachaduras. A raiz deve estar firme. Se estiver com uma consistência esponjosa é sinal de que a beterraba está velha.


Brócolis: com alta concentração de ferro, betacaroteno e antioxidantes, o brócolis ajuda a prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento.
Como escolher: o brócolis comum deve apresentar a cor verde-escura, as flores fechadas, os talos firmes e as folhas frescas. A cor amarelada indica que a verdura já passou do ponto.
Experimente usar o brócolis em uma deliciosa receita de Quiche de Brócolis . E, para as crianças, o Bolo Divertido de Beterraba e Neston vai surpreender.


Abóbora: fonte de betacaroteno e vitaminas C e E, além de fibras, a abóbora contem propriedades que ajudam a controlar os níveis de colesterol.
Como escolher: a casca da abóbora deve ser lisa, sem manchas, sem brilho e de tamanho médio. Abóboras grandes e brilhosas tendem a ser menos saborosas.


Berinjela: o alto nível de antioxidantes encontrado na berinjela pode ajudar na prevenção ou na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Como escolher: a berinjela mais comum no Brasil é a do tipo “italiana”. Selecione aquelas com a casca lisa e brilhante, cujas folhas estejam mais verdes e grudadas à pele do legume. Descarte aquelas com manchas amarronzadas e a casca opaca.
Uma ótima opção de prato principal é a Abóbora Cremosa com Carne Seca. E, como acompanhamento, a berinjela, junto com outros legumes, compõe um delicioso Enroladinho de Legumes Recheados.